Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Publica Veterinaria

Tema

Tema

  • Saúde Pública Veterinária

    Atua na inspeção de produtos de origem animal (carne, leite, etc.), instalações para animais, vigilância sanitária e segurança alimentar, meio ambiente e vigilância ambiental; na vigilância, prevenção e controle de zoonoses urbanas, rurais, silvestres, exóticas, emergentes e reemergentes; na pesquisa científica e tecnológica inerente à área e, na; formação e capacitação de potencial humano.

    • Febre Aftosa

      Doença febril dos ruminante e porcos causada por um picornavírus.

       

       

    • Raiva

      Doença infecciosa aguda do sistema nervoso central que afeta o homem, causada por um rabdovírus, e geralmente disseminada pela contaminação com saliva carregada do vírus de mordidas infligidas por animais raivosos, embora a infecção por aerosol pela via respiratória e transmissão através de transplantação ou ingestão de tecidos infectados possa ocorrer. Animais vectores importantes incluem o cão, gato, morcego vampiro, mangustos, gambá, lobo, quaximim e raposa. O período de incubação em humanos e animais é altamente variável, dependendo do inoculo e do local da mordida, sendo mais curto após uma mordida ao cérebro do que após uma mais distante. Os sinais típicos exibidos pelos indivíduos raivosos incluem parestesia e sensação de ardência ou dor no local da inoculação; períodos de hiperexcitabilidade, agitação, delírio, alucinações e comportamento bizarro, entre os quais o indivíduo muitas vezes é cooperativo e lúcido; espasmos dolorosos dos músculos, faríngeos e laríngeos, hipersalivação, e medo provocado por tentativas de beber ou pela visão de líquidos (hidrofobia); convulsões; meningismo; paralisia; e coma. A recuperação é extremamente rara , a morte geralmente sendo associada com depressão respiratória progressiva e insuficiência cardiorrespiratória.

    • Leishmaniose

      Uma doença causda por qualque uma das espécies de protozoários do gênero LEISHMANIA. Há quatro tipos clínicos principais dessa infecção: cutânea (LEISHMANIOSE CUTÂNEA), cutânea difusa (LEISHMANIOSE CUTÂNEA DIFUSA), monocutânea (LEISHMANIOSE MONOCUTÂNEA) e visceral (LEISHMANIOSE VISCERAL).

PANAFTOSA - OPAS - OMS
Centro Pan-Americano de Febre Aftosa
Saúde Pública Veterinária
Av. Governador Leonel de Moura Brizola (antiga Av. Presidente Kennedy), 7778 • 25045-002 • São Bento - Duque de Caxias/RJ• Brasil
Tel: (55 21) 3661-9045 • Fax: (55 21) 3661-9001